sábado, 17 de julho de 2010
Vídeos Históricos
Nestes dois vídeos podemos reviver alguns dos muitos momentos históricos do nosso Clube.
Sport Comércio e Salgueiros, um clube histórico
O Salgueiros foi fundado em 8 de Dezembro do longínquo ano de 1911, e pertence à freguesia de Paranhos, no Porto. No tempo da "velha senhora", quando o futebol ainda era praticado nas ruas pela miudagem de pé descalço, com bolas de trapos envolvidos por uma meia velha, Portugal estava ainda longe de conhecer a actual modalidade de futebol.
Decorria o ano de 1911, e um grupo de amigalhaços, o Joaninha (João da Silva Almeida), o Anibel Jacinto e o Antenor, depois de assistirem a um Porto-Benfica no Campo da Rainha, reuniram-se e resolveram fundar um clube de futebol.
Embora parecendo um impulso de euforia após um Porto-Benfica, de facto, junto do candeeiro 1047, entre as ruas da Constituição e Particular de Salgueiros, nasce o sonho de um grupo de rapazes, e que começou a ganhar forma e daí nasceu o Sport Grupo e Salgueiros, esse mítico Clube da Cidade Invicta. Embora já houvesse nome, era necessário dar forma à equipa! Com muita carolice, todas as noites após o trabalho e o jantar, os "rapazes" reuniam-se debaixo do candeeiro 1047 para debater e acertar ideias, e começar a construir o clube.
O Clube oficializa-se com os primeiros jogos, mas era necessário arranjar dinheiro para comprar camisolas e umas botas para os jogadores. Estava-se próximo do Natal de 1911 e os "rapazes" lembraram-se de organizar um grupo de Boas Festas e foram cantar as janeiras aos vizinhos de porta em porta, estendendo o boné! Angariaram a modesta quantia de 2.800 Reis, o que lhes permitiu comprar a primeira bola de futebol. Bola já havia, mas faltavam as camisolas. Ficou decidido que estas seriam vermelhas, tal como as do Benfica, distanciando assim do futuro rival que vestia de azul e branco, o FC Porto. Seria então de vermelho, vermelho cor de sangue e paixão que seriam as camisolas do Sport Grupo e Salgueiros até aos dias de hoje!
O primeiro terreno seria na Arca D´Água, onde o clube teve como primeiros adversários o Sport Progresso, o Carvalhido Football Clube entre outros. A partir daí o Sport Grupo e Salgueiros começou a sua longa caminhada no futebol nacional. Na época de 1916/17 o clube ostentava a designação de Sport Porto e Salgueiros, esta mudança de nome deve-se a uma questão de orgulho. Em 1920 após uma profunda crise do Sport Porto e Salgueiros, o Clube decidiu fundir-se com o Sport Comércio, outro clube da cidade, e surgiu então o Sport Comércio e Salgueiros como hoje conhecemos.
Condecorações
O Sport Comércio e Salgueiros, fundado a 8 de Dezembro de 1911 é uma Agremiação de Utilidade Pública que conta com as seguintes honras: Comendador da Ordem do Infante, Medalha de Mérito Desportivo e Medalha de Ouro da Cidade do Porto.
Hino do Clube
A letra do Hino do Salgueiros é da autoria de José Guimarães.
Futebol
Escalões de formação
Presentemente, o futebol profissional do clube não está activo. O Salgueiros conta apenas com escalões de formação com:
• 2 equipas de Juniores
• 2 equipas de Juvenis
• 2 equipas de Iniciados
• 3 equipas de Infantis, a disputar o Campeonato Distrital (uma delas no F7)
• 3 equipas de Escolas, a disputar o Campeonato Distrital (F7)
• 3 equipas de Escolas, a disputar o Campeonato Distrital (F7)
O Clube ainda possuí Escolas Abertas
O Regresso
Depois do abandono do futebol sénior em 2004, a equipa sénior do Salgueiros regressa à competição em 2008/2009, com a participação na 2ª Divisão da AF Porto, o escalão mais baixo das competições distritais no Porto, terminando a sua séria na primeira posição e tornando-se campeão, subindo assim à 1ª Divisão da AF Porto. A equipa tem o nome provisório de Sport Clube Salgueiros 08, devido à impossibilidade de registar jogadores sob o seu antigo nome, em virtude das dívidas do clube. O antigo atleta do Salgueiros, Renato Assunção, é o actual treinador, contando igualmente com alguns antigos jogadores profissionais, como Albertino e Heitor.
I Torneio Internacional de Baião / Copa FUT21
I Torneio Internacional de Baião
1ª Fase - Grupo 1
Inter 1-2 Salgueiros (Digi (2))
Baião 2-4 Salgueiros (João Alves, Digi (3))
Salgueiros 1-5 Benfica (Joao Alves)
Salgueiros 0-1 Ancede
Boavista 0-1 Salgueiros (Digi)
2ª Fase - 1/4 de Final
Salgueiros 0-2 Feirense
Apuramento do 5º/8ºlugar
Salgueiros 0-4 Inter
Fiães 0-6 Salgueiros (Digi (2), Guimarães, Ivan, Celino, João Sousa)
Análise global
Os primeiros dois jogos deste Torneio foram excelentes, tendo a equipa demonstrado muita qualidade de jogo e garra.
Frente ao Inter, estivemos mesmo a vencer por dois golos sem resposta e a criar constantes jogadas de perigo, pecando apenas na concretização.
Perante o Baião, uma equipa com grande poderio físico, os nossos atletas foram inteligentes na circulação de bola e no aproveitamento das oportunidades criadas. Contudo, os primeiros cinco minutos de jogo foram de fraca qualidade, o que levou ao parcial de 1-0 para o Baião. De qualquer maneira, demos a volta à contenda sem grandes dificuldades.
O jogo seguinte foi frente ao Benfica. Os nossos jogadores entraram extremamente receosos em campo, não pressionaram e permitiram que uma equipa coesa conseguisse fazer um resultado volumoso sem grande esforço. Foi um jogo sem atitude, sem garra, sem Alma Salgueirista, o que se prolongou para o jogo seguinte no qual perdemos por 1-0 com o Ancede, equipa que terminaria o Torneio no último lugar da classificação...
No último jogo da Fase de Grupos batemos o Boavista por 1-0 num jogo em que houve mais vontade do que classe. Contudo, o objectivo foi cumprido e apurámo-nos para os 1/4 de Final no 2º lugar do grupo.
Frente ao Feirense a equipa continuou a demonstrar muita apatia e já perdíamos aos 4 minutos de jogo. A falta de atitude levou a que não fôssemos capazes de dar a volta ao resultado e, aos 21 minutos, o Feirense beneficiou de um penalty e aumentou para 0-2.
De seguida, e sem pausa, defrontámos o Inter. O moral da equipa estava destroçado e o jogo nada teve a ver com o primeiro jogo que realizámos perante a mesma equipa. Saímos vergados perante uma goleada de 4-0 e com a única hipótese de atingir o 7º lugar na classificação geral.
Depois de uma pausa e de uma palestra direccionada para o espírito de grupo, os nossos atletas conseguiram sair do Torneio com uma demonstração do seu real valor. Num jogo muito bem conseguido, batemos de uma forma inapelável o Fiães por 6-0. Finalmente vimos qualidade de jogo, solidariedade, espírito de equipa e garra. Tivessem tido esta atitude e a "cabeça limpa" desde o início do Torneio e teríamos ido bem mais longe.
Terminámos o Torneio em 7º lugar e com a certeza de que estes miúdos tinham qualidade para atingirem um patamar bem mais elevado.
Classificação Final I Torneio Internacional de Baião
1º - Benfica
2º - Leiria
3º - FC Porto
4º - Feirense
5º - Inter Milão
6º - Baião
7º - Salgueiros
8º - Fiães
9º - Boavista
10º - Frende
11º - Ancede
Copa FUT21
Os nossos atletas participaram também na Copa FUT21, tendo obtido os seguintes resultados:
1ª Fase
Salgueiros 1-3 Estação
Salgueiros 1-0 Ginásio Alcobaça
Salgueiros 4-0 Geração de Génios
2ª Fase
Salgueiros 1-3 Arcozelo
Salgueiros 0-5 E. Amadora
Depois da participação nestes dois torneios de Futebol de 7 terminámos a época desportiva.
A todos os atletas, directores, treinadores, Pais e familiares desejamos umas excelentes férias.
Para o ano há mais!
"À nossa União, à nossa Vitória! Salgueiros! Salgueiros! Salgueiros!"
Subscrever:
Mensagens (Atom)